sábado, 31 de dezembro de 2011

E Agora deu Defeito! Diagnóstico de defeitos

Foto tirada de pesquisa do Google

Segurança antes de tudo;

Tipos de problema;
Diagnóstico de problemas elétricos;
Diagnóstico de problemas do ciclo de refrigeração;
Abordando um problema do ciclo de refrigeração de forma lógica

Segurança antes de tudo
O mais importante para a correta solução de problemas é asegurança.

Desligue a força da unidade antes de retirar os painéis de comando. Se for necessário consertar dentro da unidade, com a força ligada, mantenha uma mão livre e não use anéis ou relógios. Estando um sistema fora de operação, não pense que os componentes elétricos ou o gabinete estão eletricamente isolados. Você pode receber um choque. Cuide para respeitar todas as etiquetas de aviso do fabricante.

Mantenha o local à sua volta seguro executando corretamente as operações de recolhimento, evacuação e carga de gás. Não solte-o para a atmosfera.

Jamais utilize oxigénio para os testes de vazamentos. Ele pode explodir na presença de óleo. Em vez do oxigénio, utilize nitrogénio de um cilindro equipado com regulador de pressão.

Tipo de problema
Agrupamos os problemas em duas categorias básicas: os problemas elétricos e os problemas do ciclo de refrigeração. Isso não quer dizer que todas as falhas se insiram completamente nessas duas categorias. Às vezes, enquadram-se em ambas.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A lua e sua Pescaria

Muito se fala sobre a influência da lua e das marés na produtividade da prática da pesca. São realmente fortes influências, que tentaremos explicar com simplicidade e clareza para aqueles que não sabem como estes elementos interferem na pesca. São conhecimentos imprescindíveis para qualquer pescador esportivo.
A interferência da lua nas marés

O movimento da marés tem causa nas atrações gravitacionais existentes entre a Terra, a Lua e o Sol. O posicionamento da Lua e do Sol em relação à Terra determinam como se comportam os níveis do mar, e conseqüentemente dos rios e canais litorâneos. Por isso, temos as marés grandes e pequenas, ou comumente chamadas de marés vivas e mortas.
Em qual lua eu vou pescar?

Afirmar categoricamente qual melhor maré ou lua para se praticar a pesca é algo impossível. Entretanto, é fato que nas chamadas marés pequenas mortas, que acontecem quando a Lua está em fase minguante ou crescente, a correnteza é menor, facilitando o posicionamento das iscas onde se deseja. Outro fato, é que nestas marés, os peixes terão uma área menor a circular na sua busca por alimentação, já que teremos um considerável volume água a menos nas áreas de pesca. Em verdade, seguindo estas considerações, podemos dizer que nas luas de quarto, ou nas marés mortas, a produtividade da pesca tende a aumentar. Mas não podemos esquecer que as variantes existentes em função dos lugares, das espécies de peixes, entre outras, podem modificar esta colocação e, por isso mesmo, nunca devemos desprezar a análise de conhecedores da região onde se pretende pescar.
Em outras palavras, se quiser fazer um estudo antecipado do local de pesca desejado, faça um cruzamento da tábua de maré com o calendário lunar, veja quando ocorrerão as marés mortas, mas não esqueça de consultar um pescador nativo da região. Existem peixes que costumam ser mais encontrados em marés vivas, dependendo do local

Tipos de peixes

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

AGORA É SÓ PLANEJAR A PESCARIA!

PERGUNTAS E RESPOSTAS - FOGÕES

P: Preciso desabilitar a válvula de segurança do forno, porque o meu forno estragaou a válvula e todo vez que preciso usar ela apaga o forno.

R: Qual é a marca do fogão? Já saiu da garantia? Essa peça é dificil de dar defeito. Retire a tampa onde fica o queimador e verifique se, quando você acende, se o sensor de chama esta realmente acima da chama.
Também pode ser quando você empurra o botão e segura na hora do acendimento. Muitas vezes o botão não dá o curso para acionar a valvula.
Experimente retirar o botão e empurar a haste da valvula.


P: Muito boa essa matéria conhecemos os componentes do fogão e saber o que cada um faz e saber arrumar também né?
R: Que bom que gostou do artigo. Se quiser mais detalhes sobre o assunto, entre aqui:


P:Ganhei um fogão Electrolux, fiz a instalação e quando fui usar pela 1ª vez percebi que as chamas são muito altas em todos queimadores e tbém no forno, além disso minhas panelas que foram ao fogo ficaram todas com o fundo enegecido de fuligem. O gás da minha casa é encanado e acho que é GLP (distribudora, SHV Gás), este fogão veio da casa de um parente em São Paulo, não sei se lá o gás é GN, poderia ser esse o problema?

R:Aparentemente sim, o fogão está modificado para trabalhar com GN. Você não tem como perguntar para o seu parente se lá era utilizado o GN? Também confirme o tipo de gás de sua residência.
Caso o produto esteja regulado para GN, e usa casa utilize o GLP, será necessario entrar em contato com a assitência técnica da Eletrolux para fazer a conversão para GLP.
Caso precise mais informações, estamos a disposição.


P:Gostei da materia e tenho uma questao.
tenho um fogao que esta ligado a GN porem nao esta muito bom, pode ser regulagem ou ele esta preparado para glp. O que devo fazer para deixa-lo em boa condicao de uso?

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Entendendo as Lavadoras:

ASSISTA ATÉ O FINAL SE TIVER CORAGEM PARA ENTENDER...

Simuladores de Aparelhos de Refrigeração


Torna-se muito mais fácil entender como funcionam os aparelhos de refrigeração quando podemos ver uma condição simulada de funcionamento deles.

Clique nos links abaixo para fazer o download dos simuladores ou consulte diretamente no site do desenvolvedor, quando disponível.

A Legislação que envolve a Refrigeração

Como quase toda atividade no Brasil, a Refrigeração tem que atender uma série de normas legais.

Grande parte dos profissionais envolvidos com ela ainda desconhecem boa parte dessas normas. Para eles e, é claro, seus clientes, isso pode se tornar um problema sério de elas não forem atendidas.

Imagine os centros cirúrgicos de um grande hospital interditados porque não atendem a determinação da Portaria 3.523 do Ministério da Saúde. O prejuízo pode ser grande mas o dano a imagem do hospital, talvez, irreparável...

O Portal da Refrigeração trás aqui um apanhado das principais normas que regem a Refrigeração. Ao clicar nelas abre-e uma outra janela, com o texto legal em pdf.

->determina a criação um plano de manutenção, operação e controle (PMOC) para ambientes refrigerados;

NR 15, anexo 7
->determina a insalubridade grau médio para as pessoas que trabalham com radiações não ionizantes, devido a soldas oxi-acetilênicas. Aplica-se aos técnicos e mecânicos de refrigereção;

->determina o registro no CREA local de toda pessoa jurídica que execute instalação e manutenção de sistemas condicionadores de ar;

Conversão de medidas mais utilizadas

Embora o Brasil adote o Sistema Internacional de medidas a realidade da refrigeração é o emprego de medidas do sistema inglês.
Com isso, com alguma frequência é necessário converter unidades de um sistema para o outro.



Para converter de:
Para:
Multiplique por:
W
BTU/h
3,412
Kcal
KJ
4,186
Kcal
BTU
4
KcaJ
Kgm
427
Kcal/kg
BTU/lb
1,8
Kwh
BTU
3,413
Kwh
Kcal
860
Kw
HP
1,341
CV
HP
0,9863
CV
Kw
0,7355
Kgm
BTU
9,294 x 10E-3
Kgm
J
9,807
TR
BTU/h
12000
TR
Kcal/h
3.024

Vista explodidas de aparelhos - Brastemp

Precisando comprar peças mas não sabe como elas se chamam? Sem problema! Pegue aqui a vista explodida do aparelho, marque a peça e mostre no revendendor.

Para localizar o modelo do seu aparelho procure na etiqueta que os fabricantes colocam, contendo modelo e número de série, normalmente colada nas costas do mesmo.

Fogões
 
BFD76A, BFE76X, BFC76A, BFX7GX

Vista explodidas de aparelhos - Brastemp

Precisando comprar peças mas não sabe como elas se chamam? Sem problema! Pegue aqui a vista explodida do aparelho, marque a peça e mostre no revendendor.

Para localizar o modelo do seu aparelho procure na etiqueta que os fabricantes colocam, contendo modelo e número de série, normalmente colada nas costas do mesmo.


Microondas
 
BMS18A
 
BMS27A, BMG27A, BMK27A, BMK27P
 
BMV38A, BMC38A, BMC38P



Mitos na refrigeracao e ar condicionado

Gelo no congelador é bom?

Ao contrário do que a maior parte das pessoas imagina, o gelo é um excelente isolante térmico. Quando a camada de gelo fica com uma espessura de 5 mm ou mais no interior do congelador ele passa a ser um isolante térmico : o congelador demora mais a reirar o calor dos alimentos colocados, a temperatura interna torna-se maior por um longo período e o compressor trabalha mais, aumentando a conta de luz.

Portanto, se a sua geladeira ou freezer não tiver um degelo automático, descongele-a quando o gelo do congelador estiver alcançando os 5 mm de espessura. A sua conta de luz agradecerá e seus alimentso serão conservados da melhor maneira.

Usando um multímetro e/ ou alicate amperímetro

Muitas pessoas que trabalham com refrigeração tem um certa dificuldade de utilizar um alicate amperímetro. Hoje é um instrumento essencial ao profissional pois permite a ele testar uma série de componentes e realizar medidas elétricas que mostram o correto (ou não) funcionamento do equipamento.

Nesse ponto aqui mostraremos como realizar as leituras mais importantes. Hoje em dia os bons alicates amperímetros na verdade são multímetros com um recurso a mais: a garra para medir a corrente ("amperagem").

Cuidados com o aparelho
- Evite usar o aparelho nas partes dos equipamentos elétricos onde existam altos níveis de tensão e frequência;
- Não mantenha o multímetro em locais quentes, úmidos ou onde exista luz solar, pois esta incide diretamente sobre ele;
- Assegure-se de que a faixa selecionada é a apropriada para se obter a leitura;
- Remova as pontas de prova do circuito que estiver sendo testado antes de acionar a chave seletora;
-Todo multímetro/ alicate amperímetro de boa qualidade é provido de um fusível de proteção. Caso o aparelho não funcione em nenhuma escala, é provável que o fusível esteja aberto. Neste caso, substitua o fusível e tente novamente;
- O multímetro/ alicate amperímetro b é uma das ferramentas mais importante para trabalho de reparação. Portanto, conserve-o sempre em bom estado.

Conhecendo o aparelho


Leitura de corrente
Para medir a corrente alternada, basta colocar a garra do alicate no fio fase, como mostra a figura abaixo.

Guia de defeito em Compressores

Manual de Instalação e Operação de Compressores e Condensadoras Elgin

Técnico de eletrodomésticos dá dicas para não ser enganado

Cálculo de Carga Térmica para ar condicionado - como fazer

A grande maioria das pessoas ao comprar um ar condicionado não sabe exatamente qual a capacidade em BTUS que ele deve ter para refrigerar o local em que ele vai ser instalado. Um número ainda menor sabe que isso pode ser determinado pelo cálculo de carga térmica.

Os sites de fabricantes de aparelhos de ar condicionado colocam "calculadoras de ar condicionado" ou "calculadoras de carga térmica" que geram resultados bastante imprecisos. Por outro lado, o vendedor da loja, que quase nunca tem conhecimento técnico, indica um aparelho de maior capacidade do que a necessária pensando muita mais na sua comissão do que dar uma resposta correta ao cliente.

No entanto, descobrir qual o ar condicionado ideal não é uma arte e nem um exercício de adivinhação. É uma questão de cálculo (carga térmica) e, por sinal, bem fácil de ser feito. A determinação de qual ar condicionado é adequado para um ambiente doméstico deve ser feita com o uso da norma ABNT NBR 5858.

Infelizmente vemos muitas pessoas que trabalham com a refrigeração sem o menor conhecimento dessa norma.

O resultado é que existem muitos consumidores insatisfeitos achando que se trata de sorte e não de competência técnica determinar qual a carga térmica adequada que o ar condicionado deve atender.

Felizmente não é assim: as contas necessárias para determinar qual ar condicionado ideal são até bem fáceis de fazer. Tudo o que é necessário é medir o ambiente e anotar a aguns dados como números de pessoas, potência dos equipamentos no ambiente, etc.

O Portal da Refrigeração e Ar Condicionado disponibiliza abaixo uma planilha de cálculo de carga térmica em que lançados os dados, qualquer pessoa tem condição de calcular qual é o ar condicionado mais adequado para o local que pretende refrigerar.



Saúde do Pescador

Em caso de acidentes, antes de tomar qualquer atitude, procure informações com um médico de sua confiança e/ou um posto de saúde. Sempre que entramos no assunto de pesca em uma roda de amigos, imediatamente alguém lembra de uma aventura pesqueira que teve ou lembra de alguém que conhece que é pescador de nascimento. E essas lembranças quase sempre são ambientadas em uma beira de rio ou nas margens de um bonito lago.

Ou até mesmo na praia, quem sabe? Um assunto quase sempre deixado de lado pelos praticantes deste saudável esporte diz respeito diretamente à estes ambientes nativos da pesca. Muitas vezes, como pescadores que somos, nos aventuramos em meio a terrenos fechados, com mata alta e muitas árvores, por trilhas praticamente irreconhecíveis, por entre troncos caídos e folhagens secas em busca de um barranco de rio perfeito para alguns instantes de pesca relaxante.

É fato que o acesso aos melhores pesqueiros requer certa habilidade do pescador para ultrapassar estes desafios que a natureza impõe, lembrando ainda que normalmente entramos nestes caminhos carregados de equipamentos, estes classificados como “imprescindíveis”, e que não podem ser deixados pra trás.

Quando uso o termo “habilidade” refiro-me a equilíbrio, esforço muscular, tranqüilidade e calma. Refiro-me a um bom condicionamento físico e mental proveniente de uma boa qualidade de vida. E ainda, muitas vezes estes locais são moradias de diversos tipos de animais como aranhas, cobras e outros insetos que podem tornar um dia de pesca em um verdadeiro tormento.

Para ambos os casos veremos como algumas medidas simples podem reduzir bastante os riscos de problemas. Para tanto é preciso estar em dia com suas atividades físicas, sempre atento e prevenido com um pequeno - mas extremamente útil nestas ocasiões - kit de primeiros socorros.

:. Cuidados com a alimentação

Procure não praticar nenhum tipo de esforço corporal em jejum. Mesmo que você acorde bem cedo para “aquela” viagem até o pesqueiro e não esteja com muita fome, procure ao menos manter ao alcance um lanche leve como uma fatia de pão com queijo branco e um suco de frutas. O corpo necessita de energia que provém dos alimentos para que você possa movimentar-se de forma eficiente. Não deixe de se alimentar nos horários corretos e o faça com calma, sem afobação. Lembre-se sempre que o dia é de descanso e, dessa forma, comer em pé na beira do barranco, com a cabeça sob o sol não é a melhor opção.

PESQUISADORES AMERICANOS CAPTAM IMAGEM DE PEIXE GIGANTE

Peixe-remo, que pode medir até 17 metros, foi filmado pela primeira vez em seu habitat natural por robô submarino


Cientistas americanos conseguiram filmar o raríssimo peixe-remo, que pode atingir 17 metros de comprimento, no Golfo do México. Essa pode ser a primeira filmagem já feita do Regalecus glesne em seu habitat natural. O grupo de pesquisadores utilizou veículos não tripulados emprestados por empresas petrolíferas para encontrar esse peixe, que normalmente só é visto na superfície do mar quando está próximo da morte.

“Nós vimos essa coisa vertical, clara e brilhante. Aproximamos um pouco a imagem e dissemos ‘isso é um peixe!’”, disse o coordenador da pesquisa Mark Benfield em entrevista ao repórter da BBC Jody Bourton. O pesquisador da Universidade da Louisiana comentou que, a princípio, julgou que a câmera estivesse filmando um encanamento para extração de petróleo.

CALENDÁRIO LUNAR PARA PESCA

Lula e Confúcio

Lula morreu e foi para o Céu.Chegando lá, após breve entrevista São Pedro recomendou que ele ficasse quinze dias na ala dos filósofos, para aprimorar sua cultura, já que se tratava de um ex-presidente.

No dia seguinte, preocupado com a decisão que tinha tomado, São Pedro foi até a ala dos filósofos e pela fresta da janela surpreendeu Confúcio conversando com Lula.

O velho sábio estava com uma péssima aparência, mais amarelo que nunca e, profundamente irritado, dedo em riste, gritava com Lula.

Olha Lula, é a última vez que repito:

- Platão não é aumentativo de prato.

- Epístola não é a mulher do apóstolo;

- Eucaristia não é o aumento do custo de vida;

- Encíclica não é bicicleta de uma roda só;

- Quem tem parte com o diabo não é diabético;

- Quem trabalha na Nasa não é nazista;

- Annus Domini nada tem a ver com o cú do Papa;

- E meu nome é Confúcio . Pafúncio é a Puta que te pariu !!!

Dicionário do Pescador

Água Azul: Tonalidade de água que identifica a Corrente do Brasil. Ali se encontra as espécies marinhas mais esportivas, como Dourados, Marlins, Albacoras, Atuns etc. Entre outubro e março, dependendo da posição geográfica, essa corrente se aproxima da costa, ficando em alguns casos a apenas 10 ou 15 km do litoral, como no Nordeste. No Sul e Sudeste, a distância varia entre 50 e 100 km. O azul é escuro profundo, facilmente identificável.

Alevino: São os filhotes dos peixes logo após a desova ou eclosão dos ovos. Forma embrionária dos peixes.

Alto-Mar: Também, chamado mar aberto ou mar alto. É a parte do mar mais afastada do litoral, ás vezes fora das águas territoriais. Porém,dependendo da posição geográfica,o alto-mar pode começar a apenas alguns quilômetros da costa.

Anzol: Artefato de metal que cumpre a função especifica de fisgar o peixe. A mustad, reconhecidamente o fabricante dos melhores anzóis em todo mundo, produz mais de 18 mil modelos diferentes, para todos os tipos de peixes e pescarias. Os anzóis podem ser simples,duplos ou triplos.

Anzol chapinha: É um tipo especial de anzol, onde o orifício da parte superior é substituído por um simples achatamento da própria haste do anzol.. Trata-se de um anzol mais resistente, porque passa por uma operação a menos no seu processo de fabricação. Deve ser amarrado de maneira especial.

Abdominal: Veja "ventral"

Acarascando: Pescando acará

Adiposa: Nadadeira pequena, sem raios, entre as nadadeiras dorsais e caudais de certos peixes fluviais, como: Curimbatá, Piaba, Dourado, Lambari etc.

Afluente: Rio, Riacho ou Ribeirão que deságua num curso de maior volume de água.

Águas particulares: Veja "águas publicas".

Águas publicas: Todas aquelas águas naturais, de domínio público, como rios, grandes lagoas, etc. Diferentes das chamadas "águas particulares”, como represas, tanques, pequenas lagoas, e que estão situadas dentro de propriedades particulares, onde a pesca só poderá ser exercida com autorização expressa do proprietário.

Alga: Ser vegetal formado de uma só célula (unicelular) em geral. Forma colônias de milhares de células, uma ao lado da outra. Geralmente são as algas de cor verde,pois têm clorofila e são produtoras de oxigênio (para a respiração animal) e como alimento para muitos seres aquáticos.

Anal: Nome da nadadeira situada próxima ao ânus. A nadadeira anal, em certos peixinhos vivíparos (que dão cria), pode se transformar em órgão copulador com o nome de gonópodio. Assim esses peixinho-como o guaru-guaru ou barrigudinho - copulam no ato reprodutivo.

Antiofídico: Soro que se aplica contra picadas de cobras peçonhentas.

Arpoar: Ato de flechar o peixe por meio do arpão.

Arrastão: Rede para apanhar peixes, que se arrasta no rio ou no mar.

Arrepiada: Água do rio ou de lagoa que,quando venta,fica toda ondulada. Também se diz "piracanjuba arrepiada” para as piracanjubas grandes, de escamas salientes e ásperas.

Arroz cozido: É usado para a pesca de vários tipos de peixe. Deve ser cozido apenas na água, sem qualquer tipo de tempero. Deve-se colocar no anzol o grão isoladamente.

Baratinha-do-mar: Crustáceo muito comum em todo litoral brasileiro, normalmente encontrado nas pedras de costões. Uma das melhores iscas para se pescar no próprio local onde é encontrada.

Barbela: Saliência em forma de cunha existente na parte dianteira dos plugs de meia-água e de profundidade. Seu tamanho, inclinação e formato é que determinam a ação da isca dentro da água.

Bóia: Artefato de cortiça, isopor, plástico, madeira ou outros materiais, que serve para manter a isca na superfície (ou á profundidade que se deseja), servindo ainda de aviso quando o peixe ataca a isca.

Barbilhão: Apêndice que aparece no maxilar e na mandíbula dos peixes de couro como o mandi, o jaú, o surubim etc., e que serve como órgão sensorial para o peixe.

Barco: Embarcação pequena, sem cobertura.

Barraca: Tenda de lona para abrigar os pescadores.

Batida: Pescaria de batida. Especialmente para trairá, cuja linhada leva chumbada, para que a batida surta o efeito desejado.

Bicheiro: Objeto do feitio de um anzol, desprovido de farpa, para apanhar o peixe depois de fisgado. Também conhecido pelo nome de gancho.

Caranguejo: Crustáceo muito comum no litoral brasileiro. Tanto pode ser encontrado nos mangues, como nas pedras ou mesmo nas praias. Serve como isca para vários tipos de peixe.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Barulho em sua Geladeira? Calma! Ela não está possuída!

As reclamações sobre barulho são as de mais difícil solução pois não existem padrões pelos quais os barulhos em equipamentos de refrigeração podem ser julgados. Na prática aconselha-se a comparação com um equipamento que foi julgado "normal" pelo cliente.

As reclamações mais frequentes sobre barulhos são as seguintes:
1.barulho na partida;
2.zumbido;
3.batidas
4.vibração metálica
5.vibração do gabinete
6.assobio no evaporador

30% da energia residencial aqui no Brasil é gasta em refrigeração.

Esse valor é muito elevado e preocupante.


Eletrodomésticos atuais, com visual de antigamente.

Marca norte-americana fabrica geladeiras, fogões e até lava-louças que têm visual retrô e funções modernas

Eletrodomésticos com cara vintage são um charme, mas reformá-los e deixá-los perfeitos para o uso do dia a dia dá trabalho e, às vezes, acaba saindo caro.

Para unir design retrô e funcionalidades modernas, o empresário norte-americano Thom Vernon e seu sobrinho, o designer Orion Creamer, fundaram a Big Chill.

A marca produz geladeiras, fogões e atélava-louças eficientes, mas com o estilo da década de 50. Atuais, os refrigeradores, por exemplo, vêm com função defrost e ice maker. 

Disponíveis em diferentes cores e tamanhos, as peças são vendidas apenas nos Estados Unidos. Os refrigeradores custam a partir de US$ 2.495, os fogões, de US$ 4.295, e as lavadoras de louças, US$ 1.695.

Alguns exemplos de eletrodomésticos vintage. A marca tem outras cores disponíveis no catálogo

Uma das fãs desses eletrodomésticos é a dançarina e atriz Dita Von Teese que comprou um refrigerador vintage cor-de-rosa para combinar com o fogão da mesma linha, que já estava em sua cozinha.

Fonte Revista Casa e Jardim

Boletins Técnicos Panasonic




Boletins Técnicos Brastemp

Brastemp











domingo, 25 de dezembro de 2011

Aprenda a retirar o cheiro ruim da geladeira

Limpe a geladeira apenas com água e sabão e procure conservar todo e qualquer alimento pronto em potes bem fechados.

Algumas dicas que você pode usar:

1) Para acabar com o cheiro dos alimentos dentro da geladeira, coloque uma xícara de pó de café fresco por algumas horas e o cheiro desaparecerá.

2) Pegue um maçã e cubra toda a sua superfície com cravo-da-índia, dura 30 dias ou mais na geladeira e além de deixar um cheirinho muito agradável também é decorativo

3) Pó de café dentro de um pires

4) Gotas de baunilha em copo de leite

5) Pedaços de pão dentro da geladeira

6) Uma vasilha com bicarbonato

7) Folhas de louro

8) Uma solução de 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar e passe a solução em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador. Depois lave bem na água limpa e deixe a porta de geladeira aberta por uma ou duas horas: o cheiro desaparecerá completamente. Nunca use desinfetante, pois eles podem modificar o sabor dos alimentos durante vários meses.

Ar Condicionado e Refrigeração

Apostila Sistemas de Condicionamento Ambiental-Romero v4.pdf

Aula Fau Ar-condicionado-Graduacao.pdf

Aula Ar-Condicionado residencial.pdf

Manual de Boas Praticas ar e refrigeracao em supermecados.pdf

Planilha Otimoar para Calculo de Carga Termica.xls

Apostila Refrigeração1.pdf

Cálculo simplificado de carga térmica.xls

Tabela referencial de relê / protetor compela e texas.xls

Refrigeração Industrial.pdf

Apostila refrigeração.pdf

Transmissão de Calor.ppt

Animação Compressor inteligente Embraco no refrigerador

Animação Compressor inteligente Embraco no Expositor1

Animação Nível de ruído compressor Embraco

Animação Circuito de refrigeração Embraco

Animação Compressor inteligente Embraco no Expositor2

Física na Refrigeração

Ciclo Refrigeracao Refrigerantes.doc

Refrigeracao_industrial_IIR.pdf (em inglês)

Guia de Compra de Fogão

Nos dias de hoje a compra de qualquer eletrodoméstico exige um certo conhecimento de seus possíveis compradores. Saber quais são as características de vários produtos similares é importante para poder escolher o produto que lhe entregue mais por um preço menor. Com o fogão não é diferente, saber o que são acendimento automático total, grade deslizante,grill, válvula de segurança, bico injetor horizontal, é pressuposto para ir as compras.


A seguir vamos tentar explicar da melhor forma possível o que significa cada uma das principais características do fogões atuais.

Tipo do fogão, que pode ser de piso, ou de embutir

Fogões de piso são os mais comuns, podem ser colocados em qualquer local ,desde que tenha a ventilação necessária. Já fogões de embutir são idealizados para serem embutidos em armários. Para isto um armário deve ser construído especificamente para que o fogão seja acoplado, deixando espaços para circulação de ar e apoio para que o mesmo não toque diretamente o chão. Geralmente são mais caros que os fogões de piso.

Outro item a ser observado é o tipo de acendimento.

Fogões mais simples exigem que suas chamas e o forno sejam acessos com a ajuda de fósforos ou isqueiros. Modelos mais modernos possuem acendimento automático, que consiste em um sistema que utiliza uma descarga elétrica próximo aos queimadores para produzir a faísca capaz de acender a chama. O acendimento automático pode ser simples, quando está restrito aos queimadores superiores, ou pode ser total, quando funciona também para acender a chama do forno. O acendimento automático pode ser acionado por um botão no painel do fogão, ou pode ser acionado junto ao controle giratório da chama, neste caso no momento em que a botão é girado o fluxo de gás é liberado e ao mesmo tempo é produzida a faísca necessária para acender a chama. Existe uma variação de acendimento automático do forno, que utiliza um mecanismo mecânico e não elétrico para acender a chama.

Número de bocas

Os modelos de fogões mais conhecidos possuem de quatro a seis bocas. O número de bocas influência no tamanho total do fogão, sendo que o forno de fogões de seis bocas são maiores que dos fogões de quatro bocas. Os fogões de cinco bocas possuem uma boca maior, com melhor capacidade de aquecimento localizada no meio da mesa, entre as outras quatro bocas. Quanto mais bocas o fogão possuir, maior será a capacidade de cozinhar vários pratos ao mesmo tempo, e também haverá um ganho na capacidade de preparar receitas no forno, porém o consumo de gás neste compartimento será maior que nos fogões de forno menor.

Tamanho dos queimadores

O fogão pode possuir um ou mais queimadores com tamanho acima do normal. Estes queimadores maiores podem servir para serem utilizados com panelas maiores, que precisão de maior quantidade de calor para preparar o alimento. Podem facilitar a vida na hora de cozinhar certos pratos.

Forno autolimpante

Hoje em dia praticamente todos os fogões possuem forno autolimpante. Estes fornos são revestidos por um esmalte micro-poroso que tem a capacidade de reagir com óleos e gordura e eliminá-los das paredes internas do fogão. Deve-se tomar cuidado para evitar riscos neste esmalte, o que anularia sua capacidade de auto-limpeza.

Prateleiras do forno

Os fornos podem possuir uma ou mais prateleiras, dificilmente possuindo mais do que duas prateleiras. Fornos com duas prateleiras podem preparar mais alimentos, assar dois bolos ao mesmo tempo, por exemplo. As prateleiras pode ser fixas ou deslizantes. Prateleiras deslizantes facilitam o acesso ao alimento que está no forno, pois ao se abrir a porta elas deslizam para fora do forno deixando o numa posição mais fácil de ser manuseado.

Luz no forno

Alguns modelos não possuem luz no forno, porém este é um recurso que auxilia muito o seu uso no dia-a-dia, já que é possível acompanhar o processo de preparo do prato sem a necessidade de abrir a porta do forno e, com isto desestabilizar sua temperatura interna.

Eletrônica


Eletronica_Potencia


Curso Básico de Eletrônica


Fundamentos de Eletroeletrônica 1.pdf


Curso de Eletrônica.pdf


Controle de movimentos de motores.pdf


Eletricidade Basica.doc

A REFRICENTRO LHE DESEJA BOAS FESTA!

História da Geladeira

Apesar da existência há milenios de depósitos de gelo ( Casa de gelo, porões revestidos de madeira e palha, etc ) para servirem de fonte de gelo no verão, o primeiro refrigerador doméstico comum surgiu nos últimos anos do século XIX, na forma de caixas de gelo.

Quando o gelo derretia, ele era substituido por gelo comprado nos depósitos comerciais.

Jacob Perkins (09/07/1766 - 30/07/1849) foi um inventor e físico americano, que também trabalhou como aprendiz de ourives. Inventor de peças mecânicas que o tornaram famoso, em 1818 partiu para a Inglaterra com a idéia de fazer moldes em aço para imprimir papel moeda, o que provou ser um sucesso. Sua principal contribuição à física foram seus experimentos científicos que provaram a compressibilidade da água.

A importância dessa descoberta advém do fato de que a refrigeração atual funciona primariamente a partir do princípio da compressibilidade de um liquido.


Isto é, quando um líquido é rapidamente vaporizado (atraves de sua compressão), o vapor, que rapidamente se expande, necessita de energia (cinética, ou, para seu movimento). Ele retira essa energia do local mais próximo, que perde energia, e fica mais frio.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Quanto seu eletrodoméstico gasta por HORA?

Quais equipamentos gastam mais energia?

EquipamentoPotência(W)Consumo por hora ligado
Microcomputador
150-2200,15 - 0,22 kWh
No-Break
3 kVA0,13 kWh
Impressora
80-3500,08 - 0,35 kWh
Scanner
1500,15 kWh
ZipDrive
700,07 kWh
CDR-W
800,08 kWh
Fax
700,07 kWh
Caixinhas de som
100,01 kWh
Carregador de Palm e celular
250,025 kWh
TOTAL
-0,85 kWh

Dicas para economizar energia em estabelecimentos comerciais e de serviços, em prédios residenciais e na indústria

Veja como você pode economizar em estabelecimentos comerciais e de serviços, em prédios residenciais e na indústria.

Energia elétrica não é um recurso inesgotável. Por isso, descubra o que você pode fazer para poupar energia. Com pequenos cuidados, economizar energia fica muito mais fácil. Basta seguir as nossas dicas.

Energia é dinheiro. Não desperdice.

Aquecimento

Reduza a temperatura da água dos aquecedores de banheiro e cozinha para 55ºC.
Utilize duelas e torneiras com baixa vazão na água quente.
Sempre que possível, opte por centralizar a produção de água quente e vapor.
O aquecimento de água por sistemas baseados em combustíveis, como gás natural e GLP, é mais econômico do que se efetuado com sistemas elétricos.
Avalie a viabilidade do emprego de sistema solar para aquecimento de água.
Avalie a recuperação do calor rejeitado nas unidades de refrigeração e ar-condicionado para aquecimento de água.

Ar-condicionado

Mantenha as janelas e portas fechadas, evitando a entrada de ar externo.
Limite a utilização do aparelho somente às dependências ocupadas.
Evite a incidência de raios solares no ambiente climatizado, reduzindo a carga térmica para o condicionador. 
Limpe o filtro do aparelho na periodicidade recomendada pelo fabricante. A sujeira prejudica seu rendimento.
Não refrigere excessivamente o ambiente no verão. O conforto térmico é uma combinação de temperatura e umidade, sendo recomendado entre 22 e 24ºC de temperatura e 50 e 60% de umidade relativa do ar. O frio máximo nem sempre é a melhor solução de conforto.
Mantenha desobstruídas as grelhas de circulação de ar.
Mantenha livre a entrada de ar do condensador.
Verifique o funcionamento do termostato.
Regule ao mínimo necessário a exaustão do ar nos banheiros contíguos aos ambientes climatizados.
Não opere as válvulas de bloqueio do sistema de água gelada em posição parcialmente aberta (“estrangulada”).
Estude a possibilidade de ventilar naturalmente o edifício à noite para retardar o acionamento do sistema de ar-condicionado pela manhã.

Elevadores

Mantenha todos os elevadores funcionando somente nos horários de muita movimentação (entrada, saída e hora de almoço).
Faça campanhas de conscientização para que os usuários chamem um elevador de cada vez e usem as escadas para subir um andar ou descer dois.
Localize os serviços de maior contato com o público e com fornecedores nos andares térreos.


Garagens

Ilumine somente as áreas de circulação de veículos e não os boxes.
Para os boxes, estude a possibilidade de instalar interruptores individuais comuns ou do tipo pêra, que permitem o desligamento parcial de lâmpadas fluorescentes.
Use, de preferência, lâmpadas fluorescentes.
Aproveite ao máximo a iluminação natural, para não usar lâmpadas durante o dia.


Iluminação

Mantenha limpas lâmpadas e luminárias para permitir a reflexão máxima da luz.
Desligue luzes de dependências quando não estiverem em uso.
Ligue o sistema de iluminação momentos antes do início do expediente.
Nos espaços exteriores reduza, quando possível e sem prejuízo da segurança, a iluminação em áreas de circulação, pátios de estacionamento e garagens.
Utilize, sempre que possível, sensores de presença.
Use, preferencialmente, luminárias abertas, retirando o protetor de acrílico, o que possibilita reduzir em até 50% o número de lâmpadas sem perda da qualidade na iluminação.
Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou circulares que possuam o Selo Procel Inmetro de Desempenho.