Água Azul: Tonalidade de água que identifica a Corrente do Brasil. Ali se encontra as espécies marinhas mais esportivas, como Dourados, Marlins, Albacoras, Atuns etc. Entre outubro e março, dependendo da posição geográfica, essa corrente se aproxima da costa, ficando em alguns casos a apenas 10 ou 15 km do litoral, como no Nordeste. No Sul e Sudeste, a distância varia entre 50 e 100 km. O azul é escuro profundo, facilmente identificável.
Alevino: São os filhotes dos peixes logo após a desova ou eclosão dos ovos. Forma embrionária dos peixes.
Alto-Mar: Também, chamado mar aberto ou mar alto. É a parte do mar mais afastada do litoral, ás vezes fora das águas territoriais. Porém,dependendo da posição geográfica,o alto-mar pode começar a apenas alguns quilômetros da costa.
Anzol: Artefato de metal que cumpre a função especifica de fisgar o peixe. A mustad, reconhecidamente o fabricante dos melhores anzóis em todo mundo, produz mais de 18 mil modelos diferentes, para todos os tipos de peixes e pescarias. Os anzóis podem ser simples,duplos ou triplos.
Anzol chapinha: É um tipo especial de anzol, onde o orifício da parte superior é substituído por um simples achatamento da própria haste do anzol.. Trata-se de um anzol mais resistente, porque passa por uma operação a menos no seu processo de fabricação. Deve ser amarrado de maneira especial.
Abdominal: Veja "ventral"
Acarascando: Pescando acará
Adiposa: Nadadeira pequena, sem raios, entre as nadadeiras dorsais e caudais de certos peixes fluviais, como: Curimbatá, Piaba, Dourado, Lambari etc.
Afluente: Rio, Riacho ou Ribeirão que deságua num curso de maior volume de água.
Águas particulares: Veja "águas publicas".
Águas publicas: Todas aquelas águas naturais, de domínio público, como rios, grandes lagoas, etc. Diferentes das chamadas "águas particulares”, como represas, tanques, pequenas lagoas, e que estão situadas dentro de propriedades particulares, onde a pesca só poderá ser exercida com autorização expressa do proprietário.
Alga: Ser vegetal formado de uma só célula (unicelular) em geral. Forma colônias de milhares de células, uma ao lado da outra. Geralmente são as algas de cor verde,pois têm clorofila e são produtoras de oxigênio (para a respiração animal) e como alimento para muitos seres aquáticos.
Anal: Nome da nadadeira situada próxima ao ânus. A nadadeira anal, em certos peixinhos vivíparos (que dão cria), pode se transformar em órgão copulador com o nome de gonópodio. Assim esses peixinho-como o guaru-guaru ou barrigudinho - copulam no ato reprodutivo.
Antiofídico: Soro que se aplica contra picadas de cobras peçonhentas.
Arpoar: Ato de flechar o peixe por meio do arpão.
Arrastão: Rede para apanhar peixes, que se arrasta no rio ou no mar.
Arrepiada: Água do rio ou de lagoa que,quando venta,fica toda ondulada. Também se diz "piracanjuba arrepiada” para as piracanjubas grandes, de escamas salientes e ásperas.
Arroz cozido: É usado para a pesca de vários tipos de peixe. Deve ser cozido apenas na água, sem qualquer tipo de tempero. Deve-se colocar no anzol o grão isoladamente.
Baratinha-do-mar: Crustáceo muito comum em todo litoral brasileiro, normalmente encontrado nas pedras de costões. Uma das melhores iscas para se pescar no próprio local onde é encontrada.
Barbela: Saliência em forma de cunha existente na parte dianteira dos plugs de meia-água e de profundidade. Seu tamanho, inclinação e formato é que determinam a ação da isca dentro da água.
Bóia: Artefato de cortiça, isopor, plástico, madeira ou outros materiais, que serve para manter a isca na superfície (ou á profundidade que se deseja), servindo ainda de aviso quando o peixe ataca a isca.
Barbilhão: Apêndice que aparece no maxilar e na mandíbula dos peixes de couro como o mandi, o jaú, o surubim etc., e que serve como órgão sensorial para o peixe.
Barco: Embarcação pequena, sem cobertura.
Barraca: Tenda de lona para abrigar os pescadores.
Batida: Pescaria de batida. Especialmente para trairá, cuja linhada leva chumbada, para que a batida surta o efeito desejado.
Bicheiro: Objeto do feitio de um anzol, desprovido de farpa, para apanhar o peixe depois de fisgado. Também conhecido pelo nome de gancho.
Caranguejo: Crustáceo muito comum no litoral brasileiro. Tanto pode ser encontrado nos mangues, como nas pedras ou mesmo nas praias. Serve como isca para vários tipos de peixe.