domingo, 14 de novembro de 2010

Resfriador Evaporativo

Climatizador (resfriador) Evaporativo


Os climatizadores evaporativos são baseados na evaporação de água que é um processo que retira muito calor do ambiente. Por exemplo, um litro de água consome cerca de 2.320 BTUS para evaporar à temperatura ambiente.
A evaporação da água é a forma como a temperatura do corpo humano é controlada: em dias de calor eliminamos milhares de gotículas de água pelos poros que, ao evaporarem, esfriam o corpo. Chafarizes em pátios fechados são um dos recursos utilizados há milhares de anos para criar um microclima agradável, usando o processo de resfriamento evaporativo. Outro exemplo de resfriamento evaporativo muito usado, nesse caso para esfriar água, é a moringa de barro para guardar água potável. A evaporação da água pela parede porosa mantém a água da moringa fresca o dia todo.

Princípio de funcionamento do climatizador

O climatizador possui um ventilador que aspira ar externo através de um painel evaporativo, sobre o qual água é circulada continuamente por uma pequena bomba. A água que evapora é reposta por uma bóia que mantém nível constante no reservatório. O painel evaporativo do climatizador normalmente é composto por camadas de papel kraft de alta qualidade, ondulado, poroso, impregnado com uma resina que confere grande rigidez e durabilidade. Uma vez coladas, as camadas formam blocos ou colméias de área superficial muito grande, que oferecem baixa resistência ao fluxo de ar.
 
A redução de temperatura obtida com o processo de climatização evaporativa, depende fundamentalmente da umidade relativa do ar. Quanto mais baixa a umidade relativa maior a redução de temperatura obtida.
Temperatura de entrada do ar
25o.C
32o.C
37o.C
Umidade Relativa
Redução de temperatura
30%
8,5o.C
9,5o.C
11,0o.C
40%
7,0o.C
8,0o.C
8,5o.C
50%
5,5o.C
6,5o.C
7,0o.C
60%
4,5o.C
5,0o.C
5,5o.C
75%
2,5o.C
2,5o.C
3,0o.C
Por padrão a umidade relativa varia ao longo do dia de modo inverso à variação da temperatura, ou seja, quanto mais quente menor a umidade relativa, o climatizador evaporativo consegue obter a maior redução de temperatura justamente nas horas mais quentes do dia e principalmente nos dias mais quentes, quando há maior necessidade de resfriamento. O climatizador evaporativo atenua significativamente o pico de temperatura, que ocorre entre as 10 horas e 17 horas.

Requisitos para o funcionamento dos climatizadores evaporativos

  • A não ser que se deseje apenas elevar a umidade do ambiente, o ar que sai do climatizador evaporativo não deve recircular pelo equipamento. Na configuração ideal, ele é embutido em uma parede. Assim, o equipamento aspira sempre ar externo e gera uma pressão positiva dentro do ambiente o que também facilita a renovação de todo o ar interno. Quando é necessário instalar o equipamento dentro do ambiente, ele deve ser posicionado em frente a uma janela, porta ou outra abertura para o exterior. O equipamento também pode ser utilizado para produzir uma região de conforto térmico pontual ao ar livre ou dentro de grandes ambientes.
  • A troca contínua do ar ambiente por ar resfriado é fundamental para manter as condições de conforto térmico no ambiente. Assim, o ar produzido pelo climatizador evaporativo deve ter saída adequada do ambiente. O ar deve percorrer toda a região a ser climatizada e encontrar saídas naturais (portas, janelas ou outras aberturas com área compatível com a vazão de ar produzida), situadas em locais apropriado. Quando as saídas naturais forem insuficientes ou inexistentes, devem ser instalados exaustores. A localização correta das aberturas naturais ou dos exaustores é fundamental para se criar o padrão de circulação de ar desejado no ambiente.


Fonte: Refrigeração.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário