domingo, 14 de novembro de 2010

Conheça a diferença entre os aparelhos para climatização de ambientes

 Climatizador evaporativoAr condicionado convencional e splitClimatizador evaporativo por nebulizaçãoVentilador/ exaustor
Custobaixoaltobaixomuito baixo
Consumo de energiabaixomuito altobaixobaixo
Requisitos do ambienteAmbiente aberto porque trabalha com grande renovação de ar (próxima a 100%)Deve ser fechado o máximo possível porque trabalha com pouca renovação de arDeve ter pé direito (altura) alto ou ser ao ar livreSem requisitos específicos
Efeito na temperaturaResfria o ar de acordo com a temperatura de bulbo úmido localEsfria o ar de acordo com a temperatura selecionada no termostatoResfria o ar de acordo com a umidade relativa do ambienteNão altera temperatura do ar, apenas movimenta o ar quente
Efeito na umidadeAumenta a umidade relativa do ar sem atingir a saturaçãoSeca o arAumenta a umidade relativa. Muito difícil evitar a saturação. Em dias mais úmidos molha o ambiente.Não altera a umidade
Efeito na saúdeBom devido a grande renovação de ar. A umidificação do ar é um benefício adicional em climas muito secos.Ar muito seco e a baixa taxa de renovação do ar são prejudiciais a saúde.A umidificação do ar é um benefício em climas muitos secosSão úteis para reduzir os efeitos prejudiciais do calor excessivo. A exaustão é fundamental em ambientes com geração de calor ou de poluentes.
Impactos no Meio AmbienteNenhum impacto negativoO alto consumo de energia pode acarretar um pesado ônus para o meio ambiente. Quando usam gás CFC ou HCFC são prejudiciais à camada de ozônioNenhum impacto negativo.Nenhum impacto negativo.
Manutençãobaixa e simplesalta e especializadaalta (bicos entopem com frequência e precisam ser limpos ou substituídosmuito baixa
Fonte: Refrigeração.net

Resfriador Evaporativo

Climatizador (resfriador) Evaporativo


Os climatizadores evaporativos são baseados na evaporação de água que é um processo que retira muito calor do ambiente. Por exemplo, um litro de água consome cerca de 2.320 BTUS para evaporar à temperatura ambiente.
A evaporação da água é a forma como a temperatura do corpo humano é controlada: em dias de calor eliminamos milhares de gotículas de água pelos poros que, ao evaporarem, esfriam o corpo. Chafarizes em pátios fechados são um dos recursos utilizados há milhares de anos para criar um microclima agradável, usando o processo de resfriamento evaporativo. Outro exemplo de resfriamento evaporativo muito usado, nesse caso para esfriar água, é a moringa de barro para guardar água potável. A evaporação da água pela parede porosa mantém a água da moringa fresca o dia todo.

Princípio de funcionamento do climatizador

O climatizador possui um ventilador que aspira ar externo através de um painel evaporativo, sobre o qual água é circulada continuamente por uma pequena bomba. A água que evapora é reposta por uma bóia que mantém nível constante no reservatório. O painel evaporativo do climatizador normalmente é composto por camadas de papel kraft de alta qualidade, ondulado, poroso, impregnado com uma resina que confere grande rigidez e durabilidade. Uma vez coladas, as camadas formam blocos ou colméias de área superficial muito grande, que oferecem baixa resistência ao fluxo de ar.
 
A redução de temperatura obtida com o processo de climatização evaporativa, depende fundamentalmente da umidade relativa do ar. Quanto mais baixa a umidade relativa maior a redução de temperatura obtida.
Temperatura de entrada do ar
25o.C
32o.C
37o.C
Umidade Relativa
Redução de temperatura
30%
8,5o.C
9,5o.C
11,0o.C
40%
7,0o.C
8,0o.C
8,5o.C
50%
5,5o.C
6,5o.C
7,0o.C
60%
4,5o.C
5,0o.C
5,5o.C
75%
2,5o.C
2,5o.C
3,0o.C
Por padrão a umidade relativa varia ao longo do dia de modo inverso à variação da temperatura, ou seja, quanto mais quente menor a umidade relativa, o climatizador evaporativo consegue obter a maior redução de temperatura justamente nas horas mais quentes do dia e principalmente nos dias mais quentes, quando há maior necessidade de resfriamento. O climatizador evaporativo atenua significativamente o pico de temperatura, que ocorre entre as 10 horas e 17 horas.

Requisitos para o funcionamento dos climatizadores evaporativos

  • A não ser que se deseje apenas elevar a umidade do ambiente, o ar que sai do climatizador evaporativo não deve recircular pelo equipamento. Na configuração ideal, ele é embutido em uma parede. Assim, o equipamento aspira sempre ar externo e gera uma pressão positiva dentro do ambiente o que também facilita a renovação de todo o ar interno. Quando é necessário instalar o equipamento dentro do ambiente, ele deve ser posicionado em frente a uma janela, porta ou outra abertura para o exterior. O equipamento também pode ser utilizado para produzir uma região de conforto térmico pontual ao ar livre ou dentro de grandes ambientes.
  • A troca contínua do ar ambiente por ar resfriado é fundamental para manter as condições de conforto térmico no ambiente. Assim, o ar produzido pelo climatizador evaporativo deve ter saída adequada do ambiente. O ar deve percorrer toda a região a ser climatizada e encontrar saídas naturais (portas, janelas ou outras aberturas com área compatível com a vazão de ar produzida), situadas em locais apropriado. Quando as saídas naturais forem insuficientes ou inexistentes, devem ser instalados exaustores. A localização correta das aberturas naturais ou dos exaustores é fundamental para se criar o padrão de circulação de ar desejado no ambiente.


Fonte: Refrigeração.net

sábado, 6 de novembro de 2010

História da Geladeira

As geladeiras são eletrodomésticos que mantêm a temperatura dos alimentos, através do frio gerado por um compressor, movido por um motor. Em 1856, uma fábrica australiana de cerveja contratou o também australiano James Herrison para elaborar um sistema que fosse capaz de refrigerar e manter a temperatura do produto baixa, usando o princípio da compressão de vapor.

Em 1854, foi feito o primeiro sistema refrigerador para a indústria de carnes, em um frigorífico de Chicago, EUA. Em 1866, também nos Estados Unidos, foi feito outro aperfeiçoamento da invenção, o que permitiu a refrigeração de frutas e legumes.

Até então, todas as geladeiras criadas eram usadas para fins industriais. A primeira geladeira doméstica surgiu em 1913 e foi chamada de “Domelre” (Domestic Electric Refrigerator), nome que posteriormente foi substituído por Kelvinator, o qual até hoje é usado como sinônimo da invenção nos EUA. O Kelvinator, assim como a maioria das geladeiras modernas, era arrefecido por uma bomba de calor de duas fases.

Outro modelo de geladeira que se tornou bastante popular nos EUA foi o "Monitor-Top", desenvolvido em 1927 pela General Eletric. Ao contrário dos outros refrigeradores, neste aparelho o compressor, que gerava muito calor, era colocado na parte de cima e protegido por uma espécie de anel decorativo.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Refrigeradores e Geladeiras

Refrigeradores e Geladeiras

Confira dicas super importantes para te ajudar na hora de escolher um refrigerador novo. Veja também algumas fotos de modelos que estão à venda nas melhores lojas.

Economia – Geladeira / Freezer

  • O consumidor dever observar quanto for comprar geladeira ou freezer se o produto tem o Selo Procel de Economia de Energia.
  • A instalação do aparelho deve ser feita em local bem ventilado, evitando a proximidade do fogão e de aquecedores ou áreas expostas ao sol.
  • Esses eletrodomésticos devem ter um espaço mínimo de 20 cm dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes.
  • Ao escolher um novo aparelho, leve em conta também as instruções da etiqueta laranja que indica o consumo médio mensal.
  • Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.
  • Regule o termostato adequadamente em estações frias do ano. Consulte o manual do fabricante.
  • Faça degelo sempre que a camada de gelo atingir a espessura de, aproximadamente, 1cm.
  • A borracha de vedação da porta deve estar sempre em bom estado, evitando fuga de ar frio.
  • Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer, nem use recipientes sem tampa.
  • O seu aparelho deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão.
  • As portas da geladeira ou do freezer não devem ficar abertas por tempo prolongado. O usuário deve arrumar os alimentos de forma a perder menos tempo para encontrá-los.
  • Retire de uma vez só todos os alimentos de que necessite.
  • As prateleiras não devem ser forradas com plásticos ou vidros , pois isto dificulta a circulação interna do ar.
  • Não deixe a porta aberta além do necessário.
  • Não desligue sua geladeira ou freezer à noite para ligá-los na manhã seguinte.
  • Conserve limpas as serpentinas.
  • Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie a geladeira e/ou freezer e desligue-os da tomada.

Consumo

  • A geladeira é em média responsável por 30 % do consumo total de energia de uma casa.
  • Cuidados para acabar com desperdício de energia.
  • Quando for limpar sua geladeira, não deixe de limpar bem a borracha vedante da porta com detergente neutro e a parte de metal onde ela encosta quando a porta é fechada !
  • Assim o imã que está dentro da borracha poderá funcionar perfeitamente evitando as fugas de temperatura… caso tenha alguma dobra ou rasgo troque ou mande trocar a borracha .
  • Pesquise
    Antes de comprar um eletrodoméstico novo, não deixe de pesquisar pela internet.
    Saiba mais sobre os seguintes itens : uso, instalação, consumo, potência.

Localização ideal da geladeira ou freezer

  • Uma geladeira ou freezer deve ser instalado num lugar bem ventilado, onde não bata sol.
  • Os raios solares irão ocasionar perda de rendimento, resfriamento deficiente e aumento do consumo de energia elétrica.
  • Se for embutir seu aparelho lembre-se que é necessário deixar um espaço ao redor para ventilação. O espaço ideal é de 20 cm, na parte de cima e de 10 cm nas laterais e no fundo.
  • Não se deve instalar a geladeira / freezer ao lado do fogão, estufa ou qualquer aparelho que irradie calor.
  • Não instale a geladeira ao ar livre.

Congelamento

  • O congelamento não melhora a qualidade inicial dos alimentos, apenas os mantém.
  • Ao comprar alimentos já congelados verifique se há acúmulo de gelo entre o produto e a embalagem, isto é sinal de que houve um descongelamento e posterior recongelamento. Não compre.
  • Resfrie rapidamente os alimentos que foram preparados a quente ou que estão em temperatura ambiente antes de irem para o freezer.
  • Congele sempre que possível, porções menores de alimentos, pois isto facilita o resfriamento, o descongelamento e o consumo.

Odores

  • Para terminar com o cheiro dos alimentos dentro da geladeira, coloque uma xícara de pó de café fresco por algumas horas e o cheiro desaparecerá..
  • Retirada de odores desagradáveis na geladeira: Pegue um maçã e cubra toda a sua superfície com cravo-da-índia, dura 30 dias ou mais na geladeira e além de deixar um cheirinho muito agradável também é decorativo.

Fonte: http://dicasdemulher.wordpress.com/2008/09/12/refrigeradores-e-geladeiras/